top of page

A escola e o mundo

      Para mim a escola significa tudo que vou ser no futuro, um lugar onde estudo e faço amigos, ela muda a vida das pessoas, proporcionando aprendizado e com isso possibilitando se obter uma melhor qualidade de vida. Uma escola ideal seria uma escola com uma equipe gestora atenciosa e paciente. 

      Recordo-me de poucas coisas da minha infância, então vou falar da minha pré-adolescência em diante, ela foi complicada, eu não me dava bem com os outros alunos da escola, por isso, minha mãe me transferiu algumas vezes. Eu gostava de mudar de escola, pois sabia que seria uma nova fase. O aprendizado sempre foi a parte mais fácil para mim.

      Em 2015 mudei de escola mais uma vez, mas nessa eu consegui me adaptar muito bem, eu gostava de lá, porém, esse ano tive que trocar de escola porque lá não tem ensino médio, mas algumas amizades daquela escola também estão na minha escola atual.

      Para 2017 meus planos eram iniciar um curso técnico, mas não foi possível por conta da minha idade, então isso ficará para o próximo ano.

      Conforme disse Paulo Freire, "Educação não transforma o mundo. Educação transforma as pessoas. Pessoas transformam o mundo." Devemos dar valor em toda educação que nos é proporcionado, para que futuramente possamos obter um mundo melhor.

Log do Blog

21/03/2017 - Criação dos botões Prof Sidy, Notícias e 5 colegas da sala. 

22/03/2017 - Alteração do designer do blog; criação do perfil.

28/03/2017 - Criação do "LOG DO BLOG". 

29/03/2017 - Post sobre minha atuação, empenho, dedicação, criatividade no projeto "Blogarte".

Meu desempenho no blog

1.  Qual era sua experiência/conhecimento sobre blogs antes de criar o seu blog pessoal ?

2. Considerando sua dedicação, como você evoluiu desde o início do projeto até hoje ?

3. Qual dos posts você considera sua produção mais criativa ? Explique o porquê.

4. Se você pudesse iniciar tudo de novo, o que faria diferente ? Por que ?

5.  Liste 5 atitudes e comportamentos seus que podem contribuir para melhorar sua produção de "blogueira(o)".

6. Qual  parte desse projeto você considera mais importante para a sua aprendizagem como aluno e como pessoa ?

7. Que sugestões você daria para que o projeto se tornasse mais motivador, interessante e prazeroso ?

8. Quanto  às atividades no laboratório de informática, o que você sugere para torná-las mais eficazes ?

9. Avalie e comente o empenho geral da sua turma, quanto a: a)interação, b) participação, c) criatividade e d) esforço.

10. Como o trabalho com leitura influencia no interesse pelo blog ?

11. Quais foram suas maiores dificuldades ao criar o blog e mantê-lo atualizado ?

     Antes do início do projeto eu não tinha tido nenhum contato com a criação de um blog, no começo foi chato, mas agora ficou mais fácil e um pouco menos chato, consegui compreender melhor como se edita esse blog.

     Um dos posts que mais gostei de fazer foi o "Sobre Mim", pois achei ele bem divertidinho; já refiz  meu blog tantas vezes até ele chegar nesse resultado final que mal consigo contar, sou um pouco perfeccionista, então para mim ele tinha que ficar perfeito, pelo menos aos meus olhos, já que a definição do que é perfeito é algo que varia de uma pessoa para a outra. Confesso que sou distraída e um pouco preguiçosa em alguns momentos, isso fez que não conseguisse me concentrar no blog em algumas aulas.

     A meu ver, como aluna o blog me ajuda com a comunicação e a escrita, já que fazemos vários textos, mas na minha vida pessoal não acho que ele influencie em nada.

     Na minha opinião, a forma que o projeto está sendo organizado já está muito bom, não vejo nenhum ponto que seja necessário alguma mudança. 

     O blog é um projeto pessoal, não é algo coletivo, cada um faz o seu, o que quero dizer é, não tenho como saber como anda a interação, participação, criatividade ou esforço dos outros alunos da sala, sei apenas como eu me encaixo nesses pontos; não interajo e nem participo muito, apenas faço o que o professor pede e pronto, minha criatividade para esse tipo de coisa costuma variar, juntamente com meu humor, costumo me esforçar para fazer o melhor possível, mas acredito que seja difícil agradar a todos. 

     A leitura influencia de forma sutil na criação e desempenho do blog, é através dela que podemos aperfeiçoar nossa forma de escrever, se expressar e de comunicarmos com diferentes tipos de públicos, ser formal ou informal. No meu modo de pensar, quando você está seguro do que faz ou vai fazer, como por exemplo quando você já sabe como pode iniciar e dar fim a um texto, tal coisa se torna mais interessante e/ou divertida.

     O blog é um desafio para mim, porque não gosto muito de atualizar ele, mas isso muda quando começo a digitar o conteúdo que vou publicar, pois me empolgo.

Tratamento  de  Água

     Os alunos do primeiro ano do ensino médio, da escola Rita de Cássia, foram convidados à visitar a Estação de Tratamento de Água da Sanasa, no dia 13.04.2017.

A água percorre um longo caminho desde a captação até estar própria para o consumo, o tratamento dela é feito a partir de vários processos e etapas, sendo elas, a captação, a água passa por um sistema de grades que impede a entrada das sujeiras maiores (como animais mortos, galhos, etc.); depois disso a água passa por um sistema de bombeamento e então vai para um outro local onde ocorre a coagulação, processo que aglomera pequenas partículas de sujeira, aumentando o seu tamanho e peso. Isso é feito, geralmente, através da adição de cal hidratada e sulfato de alumínio, sendo agitada rapidamente.

 Após isso vem a floculação, a água é agitada lentamente, para favorecer a união das partículas de sujeira, formando os flocos. Logo em seguida se da início ao processo de decantação param de agitar a água e os flocos vão se depositando no fundo dos tanques, separando-se da água; no processo de filtração, a água passa por um filtro de cascalho/areia/carvão mineral, onde vai se livrando dos flocos que não foram decantados e de alguns microrganismos. Na etapa de cloração água recebe um produto que contém cloro, que mata os microrganismos, por fim, vem a fluoretação, que é a adição de flúor, nas grandes cidades brasileiras a água tratada recebe o flúor, que ajuda a prevenir a cárie dentária.

     O projeto Sanasa na Escola existe para conscientizar a população jovem estudantil sobre o uso racional da água, o projeto também faz um alerta sobre nossos hábitos so dia-a-dia, pois podem ser mais prejudiciais ao meio ambiente do que imaginamos. O tratamento existe para ligrar a água de doenças, porém, muitas poderiam ser evitadas com a muança de nossos hábitos.

     

A Origem da Literatura no Brasil

 Em 1140, Portugal se separou do reino de Leão e Castela para se tornar um estado independente. Essa separação política não rompeu seus profundos laços econômicos, sociais e culturais com o resto da península Ibérica. O mais forte desses laços era a língua: o galego-português.

 O nascimento da literatura portuguesa coincide com o do próprio país. E nas  cortes dos reis e dos fidalgos portugueses, galegos e castelhanos que o lirismo galego-português germina. Os trovados galego-portugueses desenvolvem sua lírica amorosa claramente influenciados pela literatura provençal. 

 Acredita-se que o primeiro texto literário galego-português seja a "Cantiga da Ribeirinha" (também conhecida como "Cantiga da Guarvaia"), que se supõe ter sido composta em 1198.

José de Anchieta

José de Anchieta nasceu em Tenerife, uma das Ilhas Canárias, em 1534. Filho dos nobres João Lopez de Anchieta e Mência Dias de Clavijo y Lerena, esta descendente dos conquistadores de Tenerife. Sendo alfabetizado em casa, ingressa depois na escola dos dominicanos. Na adolescência, mais precisamente aos 14 anos, viaja a Coimbra em companhia de seu irmão mais velho, matriculando-se no curso de Humanidades e Filosofia Real Colégio das Artes. Passados dois anos, candidata-se ao Colégio da Companhia de Jesus e, no ano seguinte, é aceito como noviço.

 Em 1553, com 19 anos, vem ao Brasil em missão jesuítica pela catequese dos nativos chefiada pelo Padre Luís de Grã, integrando a frota do governador-geral Duarte da Costa. A ação catequética, com a meta de catequizar os índios Carijós, abarca de São Vicente aos campos de Piratininga. Na companhia do condiscípulo Manuel de Nóbrega, desbrava a Serra do Mar, em direção ao Planalto, se instalando em Piratininga, onde funda o Colégio Jesuíta.

 Com 43 anos, sendo 24 passados no Brasil, Anchieta é designado como Provincial, o posto mais alto da  Companhia no Brasil, com o objetivo de administrar os Colégios Jesuítas de todo país. Em suas viagens, que passam a ser constantes, viaja para várias cidades, entre elas Santos, Rio de Janeiro, Santos e Olinda.

 José de Anchieta aprendeu a língua tupi, o que mais tarde lhe permitiu escrever a Gramática tupi, que seria usada em todas as missões dos jesuítas.

 Entre suas obras, destacam-se, destacam-se as Poesias redigidas em português, castelhano, latim e tupi. Os poemas envolvem tanto temas religiosos como sociais e humanitários, advindos da experiência de décadas com a população indígena. Entre esses escritos, o mais célebre é o Beata Virgine, poema dedicado à Virgem. Em 1954, na comemoração do IV centenário da cidade, os poemas de Anchieta são traduzidos e transcritos pela pesquisadora Maria de Lourdes de Paula Martins, sendo posteriormente editados e publicados. Além das poesias, destaca-se também a obra em prosa, presente nas Cartas Jesuíticas.

 Em 1597, aos 63 anos e já doente, o padre dirige-se a Reritiba (atual Anchieta), aldeia que fundara no Espírito Santo, onde passa seus últimos dias. Seu falecimento viria a ocorrer no dia 9 de junho do mesmo.

 José de Anchieta também é autor das seguintes obras: O Auto de São Lourenço, Arte de Grámaticada linguá mais usada no Brasil, Carta da Companhia, José de Anchieta, entre outras mais. 

bottom of page